Saiba o por que nem todas as marcas famosas do mercado podem ser consideradas Alta-costura.
Haute couture (Alta-costura) é o estágio mais exclusivo e único que uma marca pode ser no meio da moda, tendo cerca de 4 mil compradores no mundo inteiro.
O termo “Alta-costura” é protegido por lei, pela Federação de alta costura e da moda, o que faz com que ele só possa ser utilizado por essas marcas exclusivas.
Entretanto, nem toda marca pode ser considerada de alta-costura, existem diversos pré -requisitos e regras a serem seguidas para elas serem elegíveis.
Algumas são:
Ter um ateliê localizado em uma das 3 avenidas mais importantes de Paris, na França. Sendo elas: Champs-Élysées, Montaigne ou Georges V.
Este ateliê não pode ser de forma alguma alugado, precisa ter ao menos 15 funcionários e deve ocupar o prédio inteiro.
A marca precisa apresentar ao menos dois desfiles anuais, com a confecção a mão de 35 looks, e com a exigência de matérias-primas de primeira linha.
Existe ainda outra forma de ser considerada alta-costura, se algum membro aderente olhar a sua marca e ver um trabalho de alto padrão, ele pode convidá-la.
E quais são as casas mais famosas desse universo de elite? Dentre elas estão: Christian Dior; Schiaparelli; Maison Margiela; Valentino; Ateliê Versace; Chanel; Jean Paul Gaultier e Iris Van Harpen.
A alta costura não possui como objetivo o lucro no mercado da moda, pois ela é direcionada a poucas pessoas do ramo, tornando assim o lucro não tão relevante. Ela serve para mostrar criatividade, técnicas únicas do ateliê e expressar o posicionamento da marca. Por isso elas exibem desfiles tão criativos e inovadores, sendo a arte, o elemento principal.